Joseph Desha

Joseph Desha
Joseph Desha
Governador do Kentucky
Período 1824 - 1828
Antecessor(a) John Adair
Sucessor(a) Thomas Metcalfe
Dados pessoais
Nascimento 9 de dezembro de 1768
Condado de Monroe Pensilvânia
Morte 11 de outubro de 1842
Condado de Georgetown, Kentucky
Nacionalidade Norte-americano
Primeira-dama Margaret Bledsoe
Partido Partido Democrático-Republicano
Profissão Fazendeiro e político
Serviço militar
Graduação Major general
Unidade Milícia do Kentucky
Conflitos Guerra aos índios do noroeste,
Guerra de 1812

Joseph Desha (9 de dezembro de 1768-11 de outubro de 1842) foi um político e militar dos Estados Unidos, que foi o 9.º governador do estado americano de Kentucky e representou o estado na câmara de representantes dos EUA.

Após a revogação do Édito de Nantes, os calvinistas da família Desha fugiram da França para a Pensilvânia, onde nasceu o Joseph Desha. A Família Desha instalou-se em Gallatin, atualmente Tennessee, onde eles estavam envolvidos em muitos combates com os índios. Dois irmãos do Desha foram mortos nestes confrontos, o que motivou a voluntariar-se para a campanha de "Mad" Anthony Wayne na guerra aos índios do noroeste. Então mudaram-se para o Condado de Mason, no Kentucky, Desha aproveitou seu prestígio militar em vários mandatos na Assembleia Legislativa do estado.

Em 1807, Desha foi eleito para o primeiro de seis mandatos consecutivos na Câmara dos Representantes dos EUA. Um Democrata-Republicano, ele foi considerado um "falcão de guerra" (belicista) apoiando a guerra de 1812. Em 1813 ele se ofereceu para servir na guerra e comandou uma divisão na Batalha do Tâmisa. Retornando ao Congresso após a guerra, ele foi o único membro da delegação do Congresso do Kentucky para opor-se ao impopular Compensation Act of 1816, um voto que ajudou a manter seu lugar na casa quando quase todos os outros membros da delegação foram derrotados à reeleição. Ele não procurou a reeleição em 1818 e entrou em uma disputa mal sucedida para governador em 1820, perdendo para John Adair. Por volta de 1824, o pânico de 1819 havia destruído a economia do Kentucky, então Desha fez uma segunda campanha para o governo quase exclusivamente em promessas de alívio para o segmento de grandes devedores do estado. Ele foi eleito por ampla maioria e os partidários de alívio da dívida obtiveram duas câmaras na Assembleia Geral. Depois que o Tribunal de Apelações do Kentucky anulou a lei de alívio de dívida favorecida por Desha e a maioria do poder legislativo, estes aboliram o tribunal e criaram um novo Tribunal de substituição, ao qual Desha encaminhou as dívidas de vários partidários do alívio. O Tribunal de justiça existente se recusou a reconhecer a legitimidade do movimento e este período ficou conhecido pela controvérsia da "antiga corte" versus "nova corte", em que havia dois tribunais de última instância coexistindo no estado.

Embora popular quando eleito, Desha viu sua reputação danificada por duas controvérsias durante o seu mandato. O primeiro foi seu papel na expulsão de Horace Holley como Presidente da Universidade da Transilvânia. Enquanto os conservadores religiosos participantes da Universidade se opunham a Holley por ser considerado por eles demasiado liberal, os opositores do Desha baseavam-se principalmente na amizade de Holley com Henry Clay, um dos inimigos políticos de Desha. Depois Desha atacou duramente Holley durante um discurso no legislativo, então no final de 1825 Holley renunciou. A reputação de Desha foi maculada ainda mais depois que seu filho, Isaac, foi acusado de assassinato. Parcialmente devido à influência do Desha como governador, foram derrubados dois vereditos de culpado. Depois seu filho sem sucesso tentou suicídio enquanto aguardava um terceiro julgamento, então o governador Desha emitiu polêmico perdão para seu filho. Essas controvérsias, juntamente com uma economia melhorando impeliu os inimigos políticos de Desha à vitória nas eleições legislativas de 1825 e 1826. Eles aboliram o chamado "Tribunal de Desha" e derrubaram o veto de Desha, pondo fim a controvérsia judicial. Em um último ato de rebeldia, Desha ameaçou resistir a tomada de posse de seu sucessor Nacional Republicano Thomas Metcalfe ao governo, recusando-se a desocupar a mansão de governo, apesar disso ele finalmente concordou sair sem incidentes. Ao término de seu mandato, ele se retirou da vida pública e, finalmente, morreu na casa de seu filho em Georgetown no Kentucky, em 11 de outubro de 1842.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search